Lâmpadas dimerizáveis são lâmpadas em que é possível regular a intensidade do brilho. Este controle de brilho pode gerar economia de energia e alterar a aparência visual e clima de seus ambientes.
As tradicionais lâmpadas de filamento incandescentes são todas lâmpadas dimerizáveis, ou reguláveis. Mas estas lâmpadas não são mais utilizadas hoje em dia por não serem energeticamente eficientes.
As lâmpadas eletrônicas, fluorescentes ou LED, podem não ser lâmpadas dimerizáveis. Neste caso elas apenas ligam ou desligam, independente do interruptor ou dimmer utilizado para acioná-las.
Como saber se a sua lâmpada é dimerizável?
Para saber se a sua lâmpada é dimerizável, você pode conferir a embalagem ou a descrição na própria lâmpada! Todas vem marcadas se são ou não dimerizáveis. Busque sempre por termos como dimerizável, dimmable, DIM, atenuadores, regulável ou termos semelhantes.
A lâmpada LED a seguir não pode ter o seu brilho regulado, nela pode ser lido “No usar con atenuadores de luz.”.
Incremente a iluminação em seu ambiente com lâmpadas dimerizáveis! Use o aplicativo Bluelux para controlar a intensidade do brilho das lâmpadas dimerizáveis e criar diferentes cenas para cada ocasião. Saiba mais!
A seguir estão duas embalagens de lâmpadas LEDs nas quais pode se ler os termos “Dimerizável” e “Dimmable”, ou seja, estas lâmpadas podem ter a intensidade de seu brilho regulada.
No caso de lâmpadas halógenas que requerem um transformador, como as encontradas em diversos tipos de lustres, é o transformador que deve ser dimerizável. Na imagem a seguir é possível ler em uma embalagem de transformador a classificação “DIM”, ou seja, dimerizável.
Além destas informações, você pode buscar pelo ícone a seguir na embalagem ou no próprio corpo da lâmpada. Este ícone significa que a lâmpada é dimerizável.
Lâmpadas dimerizáveis decorativas
Atualmente, existem boas opções de lâmpadas LED (ou seja, baixo consumo de energia), dimerizáveis e decorativas! Elas possuem aparência similar a lâmpadas incandescentes de filamento de carbono, mas consomem apenas um décimo da energia das lâmpadas incandescentes equivalentes.
Lâmpadas dimerizáveis e Bluelux
A utilidade das lâmpadas dimerizáveis podem ser ampliadas quando em conjunto de um sistema de automação residencial por exemplo. O Bluelux pode regular o brilho de todos os tipos de lâmpadas dimerizáveis. Por ser um dimmer digital, você tem um ajuste de brilho suave e preciso. Além disso, o app controla automaticamente o brilho dos ambientes para você ao longo do dia e da noite.
Leia também:
O que observar na hora de comprar lâmpadas?
O que é um dimmer?
Automação residencial: você sabe o que é?