Em comemoração ao dia das mães e pensando principalmente nas novas mamães, preparamos este texto para apresentar qual o tipo de iluminação ideal para o quarto de seus bebês.
O quarto do bebê deve ser planejado para o maior conforto e comodidade para os pais e para o filho(a) que acaba de nascer. Aliada a decoração, a iluminação desempenha um papel importante e fundamental no ambiente.
Vamos então as principais características que devem ser observadas ao planejar a iluminação para o quarto do bebê.
Posicionamento das luzes
A iluminação para o quarto do bebê deve trazer conforto, deixar o ambiente mais aconchegante e fazer com que seu filho tenha um sono mais tranquilo. A primeira coisa a ser observada é a característica do ambiente em que a iluminação será instalada.
Você pode encontrar a iluminação ideal para o quarto de seu bebê com o aplicativo Bluelux. O aplicativo permite controlar a intensidade do brilho de lâmpadas dimerizáveis e criar diferentes cenas de iluminação. Saiba mais!
Se o teto possui forro ou gesso é possível criar diferentes tipos de iluminação do que em quartos em que a luz será instalada diretamente no teto ou nas paredes. Mas tudo dependerá do tipo de decoração e iluminação que você vai querer criar.
Ambientes com forro permitem maior criação de jogos de luzes e é possível trabalhar melhor com a luz indireta, obtida por arandelas ou spots colocados no gesso ou no forro. Para ambientes sem forro, lustres e pendentes são indicados para a iluminação geral, podendo ser temáticos de acordo com a decoração do quarto.
A instalação de arandelas nas paredes também é uma opção. O problema de arandelas nas paredes ou outras tipos de iluminação fixa é que se algum dia você quiser alterar o layout do quarto, como mudar um guarda-roupa ou uma cômoda de lugar, elas podes se tornar um problema. Por isso invista também em abajures e outras fontes de iluminação que podem ser reposicionados.
O mais importante a ser considerado é sempre utilizar iluminação indireta, para que a luz não ofusque os olhos dos bebês, que estão constantemente olhando para cima.
A luz indireta é muito utilizada para se criar um efeito mais suave. Direcionando a luz a uma superfície, que pode ser ou não da própria luminária, os feixes luminosos são refletidos em diversas direções. Além de suavizar a luz, esta técnica permite a criação de belos efeitos, além de possibilitar soluções diferenciadas no design da luminária.
A luz também não deve ser colocada em cima do berço, da poltrona, do local onde se trocam as fraldas ou da banheira. O correto a se fazer é direcionar as luzes para esses locais de forma indireta e próxima, com o auxílio de um abajur, por exemplo.
Tipos de lâmpadas
O tipo de lâmpada a ser utilizada também é importante. Lâmpadas de cor amarela, de temperaturas de cor mais baixas, são as ideais na iluminação para o quarto do bebê, pois são mais aconchegantes e relaxantes.
Lâmpadas e fitas de LED e lâmpadas fluorescentes de brilho amarelo são as melhores opções, pois além do conforto que o brilho da luz proporciona, elas ainda são econômicas e eficientes.
Não escolha lâmpadas fluorescentes e LED brancas, pois o efeito produzido pela luz de tais lâmpadas é enérgico e estimulante. Assim essas lâmpadas podem atrapalhar o sono, o descanso e o psicológico do seu filho.
A dimerização das luzes também é uma boa opção, pois a luz pode ser controlada conforme as necessidades dos pais ou dos bebês, durante o dia ou de noite. Uma iluminação central muito forte pode atrapalhar o sono do bebê ou deixá-lo muito irritado. Por isso ter uma luz dimerizada é sempre uma boa opção.
O Bluelux permite que você dimerize as lâmpadas do quarto do seu bebê pelo smartphone. Se sua lâmpada é dimerizável, você tem um controle de brilho suave e preciso. Você também pode programar uma intensidade pelo aplicativo e ter o acesso a essa dimerização pelo interruptor comum.
Quando o seu bebê crescer, a iluminação pode permanecer a mesma ou então contar com pequenos ajustes. Seu filho ou sua filha também poderá aprender a programá-la como quiser. Com o controle da iluminação na palma da mão, esperamos que ela(e) nunca mais tenha medo do escuro.
Fontes:
Mundo das Tribos – Iluminação para quarto de bebê: dicas
Revista ZAP Imóveis – Luz para quarto de bebê deve trazer conforto. Saiba escolher
Pais&Filhos – Como escolher a iluminação do quarto do bebê