O ano de 2015 foi o Ano Internacional da Luz, um ano designado pela Organização das Nações Unidas para apreciar e aprender sobre fenômenos ópticos. Para iniciar suas celebrações, o Instituto de Física Teórica Perimeter ilustrou 20 de seus fatos favoritos sobre luz, mais um bônus de uma republicação de Mika McKinnon no site Gizmodo. Você confere esses fatos abaixo:
1. Luz no oceano
“A luz solar pode chegar a uma profundidade de até 80 metros no oceano. Aproximadamente 2000 mil metros mais fundo vivem os peixes bioluminescentes lophiiformes, que possuem uma “isca” de carne viva que brilha para atrair as presas. Adendo: eles são medonhos.”
2. Nosso brilho
“Humanos são bioluminescentes por causa das reações metabólicas, mas nosso brilho é 1000 vezes mais fraco do que um olho humano pode perceber. #FalhaHumana”
3. Fótons
“Mais de 1000 bilhões de fótons de luz atingem a ponta de uma agulha a cada segundo (a menos que a agulha esteja perdida em um palheiro).”
4. Muita energia
“O Sol emite em um único segundo energia o suficiente para aquecer 3200 bilhões bilhões de sanduíches Hot Pockets.
*Obrigado por fazerem as contas, Veritasium!”
5. Lâmpada Centenária
“A lâmpada de maior duração do mundo, a Lâmpada Centenária na Califórnia, está sendo acompanhada em funcionamento desde 1901, com apenas algumas interrupções durante quedas de energia.”
6. Atchim
“O espirro de reflexo fótico, que causa espirros incontroláveis na presença de uma luz brilhante, afeta aproximadamente 18 a 35% da população embora ninguém saiba exatamente o porquê. Uma sugestão de cura: óculos de sol.”
7. Cores para os animais
“Alguns animais podem ver espectro de luz que não podemos. Abelhas podem ver luz ultravioleta, enquanto cobras podem ver infravermelho. Animais de estimação, entretanto, podem ver dentro do seu coração.”
8. Luz nas Cataratas
“As Cataratas do Niágara foram iluminadas eletricamente pela primeira vez em 1879, usando luzes com iluminação equivalente a 32 mil velas. Hoje, as luzes da Catarata são equivalentes a 250 milhões de velas – um aumento equiparado apenas pela aderência turística da vizinha de Clifton Hill.”
9. Efeito da lupa
“Quando a luz passa através de diferentes substâncias, ela desacelera e dobra (refração). É assim que uma lente pode focar os raios em um único ponto e fritar uma formiga.*
*O Perimiter não apoia a matança aleatória de formigas.*”
10. Luz para fotossíntese
“Plantas são verdes porque elas refletem a luz verde e absorvem as outras cores para a fotossíntese. Se você colocar uma planta sobre luz verde, ela provavelmente morrerá.*
* O Perimeter também não apoia a matança aleatória de plantas.”
11. Energia solar
“A luz possui momento linear (quantidade de movimento ou balanço). Pesquisadores estão desenvolvendo maneiras de empregar essa energia em grandes velas de energia solar para viagens espaciais. Preparem as velas!”
12. Olhos sensíveis
“Os olhos dos sapos são tão sensíveis à luz que pesquisadores na Singapura tem usado eles como parâmetro para desenvolverem detectores de fótons extremamente precisos.”
13. A luz do Sol é branca
“O Sol é realmente branco quando visto do espaço, porque a luz não é dispersa por nossa atmosfera. De Vênus, você não veria o Sol por completo porque a atmosfera é muito densa. E você estaria morto.”
14. LED eficiente
“A luz visível é apenas uma parte da do espectro eletromagnético que os nossos olhos podem ver. Isso é o que fazem as lâmpadas de LED tão eficientes: diferente das luzes incandescentes, os LEDs apenas emitem luz visível. #FalhaIncandescente”
15. Luz dos vagalumes
“Vagalumes emitem luz fria através de reações químicas com eficiência próxima a 100%. Cientistas estão trabalhando para imitar esse design da natureza e criarem LEDs mais eficientes. #VitóriadaNatureza”
16. Luz e cores que vemos
“Para estudar como nossos olhos percebem as cores, um jovem Isaac Newton enfiou agulhas nas órbitas dos seus olhos para determinar se a cor era um produto externo ou interno ao olho. (Resposta: ambos. Agulhas no olho reagem a certas frequências eletromagnéticas).”
17. Tempo da luz solar
“Se o Sol apagasse de repente, ninguém na Terra iria notar até oito minutos e 17 segundos depois – tempo que leva para luz do Sol nos atingir. Mas não se preocupe: o Sol ainda possui 5 bilhões de anos de combustível restante.*
*E irá incinerar a Terra quando se tornar uma bola vermelha e gigante em seu fim, então seja grato por não estar por lá quando acontecer também.”
18. Buracos negros brilhantes?
“Apesar do nome, buracos negros são na verdade os objetos mais brilhantes do universo. Mesmo que ainda não podemos ver além do horizonte de eventos, eles podem gerar mais energia que as galáxias em que se encontram.”
19. Arco-íris
“Os arco-íris acontecem quando a luz entra pelas gotas de água no ar, são refratadas, refletem dentro da gota e são refratadas de volta quando estão saindo. Por quê? Duendes. Esse é o motivo.”
20. Duplo arco-íris
“Em um duplo arco-íris, a luz é refratada duas vezes dentro de cada gota d’água, e as cores do arco-íris mais externo aparecem em ordem reversa. Violeta ia val vermelho, alguém?”
21. Aurora boreal
“A aurora boreal e a aurora austral ocorrem quando os “ventos” das erupções solares interagem com partículas na atmosfera da Terra – não é como diz a lenda dos indígenas Inuit, quando os espíritos dos mortos jogam futebol com a cabeça de uma morsa.”
E aí, gostou dos fatos? Qual foi o que mais te surpreendeu? Deixe o seu comentário abaixo.